quinta-feira, 26 de julho de 2007

A doutrina da consciência


O que há de mais interessante na doutrina espírita é justamente o poder que temos de praticá-la a cada dia, através do uso do livre-arbítrio em coerência com a nossa consciência. Essa consciência está diretamente ligada com o nosso conhecimento, e é por isso que ela nos pesa quando sabemos que estamos agindo de forma incoerente. Da mesma forma que é leve quando agimos conforme o que conhecemos como a prática do bem. É o conhecimento (a teoria codificada por Kardec), colocado em ação através do uso do livre-arbítrio ( a prática). E quanto maior o meu nível de conhecimento sobre as coisas maior a conscientização sobre o que eu faço.
Daí a frase “muito será cobrado a quem muito é dado”. E a cobrança é de quem? Bingo: nossa para conosco, ou seja, da nossa própria consciência ( lembra que ela pesa?). É um círculo coerente, no qual a teoria me explica que toda ação possui uma reação, mas que nem sempre esse processo é automático e imediato. É preciso ter paciência e muita coragem para agir sabendo que os resultados às vezes vêm em prazo prolongado, mas nem por isso estão perdidos (pelo contrário).
De qualquer forma, vale seguir o que temos de teoria sobre a doutrina e colocá-la em prática. É a doutrina da conduta. A doutrina da nossa consciência.

Nenhum comentário: